sábado, 15 de agosto de 2015

Bolo de Limão Siciliano e Limoncello



Minhas férias estão quase no fim e meus planos de verão não foram completados. Atingi a maior parte das minhas metas, mas, para variar, cozinhei mais do que devia e não entrei na academia.  
Tenho uns 5 kg a mais que me acompanham há uns 3 anos e queria deixá-los por aí, longe do meu corpinho...no entanto, como de costume, sempre arrumo uma desculpa para não fazer exercícios com a frequência que deveria. 

Sempre tive esse problema com atividades físicas. Gosto de algumas e tenho pavor de outras...definitivamente nunca comprei a idéia de ter uma rotina de academia e sempre arrumo uma desculpa para não fazer algumas atividades ao ar livre, como correr por exemplo.  Digo que no inverno é muito frio e que no verão é muito quente...em tempos de meia estação, as aulas me tomam muito tempo e quando tenho uma brecha na rotina, arrumo outra desculpa para não me dedicar aos exercícios. É vergonhoso, eu sei! Podem brigar. Porém, em minha defesa, posso dizer que desde que mudei para cá e que só temos um carro em casa, tenho caminhado muito mais e completado meus 10.000 passos diários com frequência...é um começo, mas com certeza ainda não é suficiente. 



Então, como eu ainda tinha um pouco de esperança, o fim de semana começou novamente e eu pensei que poderia mudar minha rotina e começar alguma atividade física e não deixar para segunda-feira o que eu poderia começar na sexta-feira. O que decidi? Parei de pensar em correr na rua, ou me matricular em alguma aula na academia, corri para a cozinha e assei um bolo! Tudo a ver, não é mesmo? Mas eu estava em vésperas de receber meus sogros que chegariam do Brasil e com uma vontade louca de comer bolo de limão. É bem verdade que eu não precisaria de muitas desculpas para não queimar minha cachola no sol quente do verão, mas ir para a cozinha e ter aroma de bolo assando pela casa me pareceu uma idéia muito mais interessante... Além de deixar minha cozinha perfumada com cheiro de bolo de limão, essa receita foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos e agradou até quem não é fã de limão. É com certeza um bolo que vai aparecer por aqui diversas outras vezes!

Bom, e quanto as metas e promessas não completadas...dia 24 começam minhas aulas e com elas um curso de yoga e natação...vamos ver até quando dura essa novidade, mas pelo menos até lá eu posso me sentir menos culpada e talvez comer mais bolo!

Beijos para vocês e bom fim de semana!





Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 60 minutos
Rendimento: 12 porções (eu fiz meia receita) 

Ingredientes

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar cristal
4 ovos, em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (chá) baunilha em pasta (ou extrato de baunilha)
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
2 e 1/2 colheres (sopa) de limoncello
3 xícaras de farinha de trigo, peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite

Para a calda

Suco de 1 limão siciliano grande
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de limoncello

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma com buraco no meio de aproximadamente 25cm de diâmetro. Reserve.
  2. Misture a farinha de trigo com o fermento e o sal. Reserve.
  3. Na batedeira, com o acessório tipo raquete, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 3 minutos. Acrescente os ovos, um a um, adicionando o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Não bata demais. Adicione a baunilha, as raspas de limão e o limoncello; misture para incorporar. 
  4. Com a ajuda de uma espátula grande, incorpore a farinha de trigo e o leite, começando com a farinha de trigo e finalizando com ela. Ou seja, acrescente a farinha de trigo em 3 adições e o leite em 2 adições.
  5. Transfira a massa para a forma preparada e asse em forno pré aquecido por mais ou menos 60 minutos (para a receita inteira, no meu caso foram mais ou menos 35 minutos para meia receita), ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire o bolo do forno e deixe descansar 10 minutos antes de desenformar.
  6. Prepare a calda. Misture todos os ingredientes. Faça pequenos furos no topo do bolo com a ajuda de um palito e distribua a calda. Deixe descansar mais uns minutos e sirva.

Bon appétit!

Dicas:

- O bolo se conserva bem em temperatura ambiente, bem embalado, por até 3 dias;
- Caso não tenha o limoncello, substitua o licor por suco de limão. Vai ficar bom, mas o sabor vai ser mais suave;
- Você pode substituir as raspas de limão por raspas de laranja e o limoncello por algum licor de laranja, como Cointreau ou Grand Marnier. 






2 comentários :

  1. Lindo bolo e que suave.
    Gosto tanto de usar esse licor em bolos já usei numa combinação de coco, é muito bom.
    Um bolo lindo e guloso e nada complicado, perfeito.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...